quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escolhas...


Todos dispomos de um “filtro de segurança”, aquele sistema que todos desenvolvemos em um ponto ou outro da nossa vida, para nos proteger de idéias ou impulsos não tão bons, funciona como uma voz que fica no fundo da cabeça sussurrando: - Acho que você não devia ir por essa rua escura. Ou. Você não precisa de mais uma fatia de bolo.
Exemplo de Pai e Filho...

Não raramente nós adultos, ignoramos este filtro, nos entregando a coisas que não devemos, ou podemos fazer, seja comer mais um doce, ou comprar mais um sapato. Todavia, não hesitamos em chamar os jovens de inconseqüentes e irresponsáveis, e assim, com tochas e foices nas mãos, gritamos aos quatro ventos: - Esse mundo está perdido, essa juventude não tem volta. Como podemos julgar os jovens, que ainda não viveram todas as experiências que vivemos? Acredito que a resposta é não julgarmos, até porque isso não tem funcionado, acho que devemos sim, ajudá-los, prepará-los. Forneça as ferramentas para que seus filhos se tornem boas pessoas, ensine honra, respeito com todo ser humano, independente de classe social, cor, crença. Ensine polidez, empreendedorismo, converse com eles e deixe eles errarem também, por que o ser humano só aprende com o erro.
O "filtro" também atua no campo comportamental, se você está com seu carro procurando uma vaga para estacionar em meio ao trânsito tumultuado e alguém lhe tira uma vaga de estacionamento, o que você faz? Surta furiosamente dentro do carro, com seus filhos no banco de trás? Que tipo de motorista você acha que seu filho será? A criança tem em seus pais seus maiores modelos, se você pega uma sacola de lixo na rua e põe na lixeira, seu filho fará o mesmo. Agora, se você desce do carro e intimida o outro motorista através da força física, parabéns, você acabou de produzir mais um motorista irresponsável para o nosso já caótico trânsito.
Um conceito muito difundido nos últimos anos é não apenas deixar um mundo bom para seus filhos e sim filhos bons para o mundo, afinal de contas, antes da humanidade, não havia problema de lixo nos afluentes, poluição sonora (ou visual), guerras, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade