quinta-feira, 5 de maio de 2011

E os Gráficos?

Não estou falando de gráficos matemáticos, estou questionando os gráficos de games... Mas por que?
Nessa semana já lancei um post sobre a música dos games (aqui  ) e a evolução brutal que temos visto nos últimos 10 ou 15 anos, ainda mencionei meio "por cima", a questão gráfica... Mas e aí, como andam os gráficos?
- Ora essa, que tipo de pergunta foi isso? Os gráficos estão fantásticos...
- Não brinca... Malandro (a)...
Estou questionando de forma mais profunda. Estarão os gráficos, atrapalhando o desenvolvimento de novas franquias, mais criativas, ou apoiando estas?
Os gráficos estão cada vez mais realistas, maravilhosos e intensos... Para provar que existe diferenciação entre os três, temos a cidade gigantesca de Grand Theft Auto 4, o nascer do sol em Crysis Warhead (ou o inferno gelado),  e a violência e intensidade de Gears of War...

GTA 4, Crysis Warhead e Gears of War
Mas estes gráficos fantásticos são exclusividade de poucos, aqueles que tem dinheiro, basicamente. Basta ver as produtoras dos 3 games acima, EA Games em parceria com a Crytek que se utiliza de motor (do inglês engine é traduzido e amplamente utilizado neste caso como "motor") gráfico próprio, a Cry Engine. Rockstar Games que usa a RAGE combinada com Havok e Euphoria (veremos mais sobre as duas abaixo), também própria e a eterna Unreal Engine da Epic Games, que faz de Gears of War, um dos games mais belos de todos os tempos.
Quem não tem grana pra isso fio... Se vira, tem que fazer chover, ou... Adquire a licença de uso de um motor gráfico das grandes... E é o que várias empresas fazem, mesmo as grandes, como Eidos Interactive com seu grandioso Batman Arkham Asylum que foi produzido com a licença de uso da Unreal Engine 3 e uma grana federal da Nvidia para utilizar o Physx, o que por sinal rendeu gráficos lindos e um processo cabuloso por parte da Ati (assunto para outro post).
Quem não tem grana pra adquirir uma licença mas consegue tempo e máquinas... Tem uma outra opção... Criar seu próprio motor gráfico.
Isso é difícil demais, como podemos ver pela Chrome (não é o Google Chrome) Engine 4, desenvolvida pela Techland e utilizada em diversos games, como Call of Juarez: Bound in Blood, Sniper: Ghost Warrior e para surpresa de todos Nail'd um game de corrida bastante interessante, algo que demonstrou bem a diversidade de possibilidades do motor...

O que a Chrome Engine 4 pode fazer... Admita, para 2 ou 3 anos atrás está ótima né?
Embora seja bastante leve e tenha belos gráficos, o motor já chegou ao mercado (em sua 4ª edição) defasado, pois não consegue os efeitos ou física sensacionais da Cry Engine, da RAGE ou da Unreal Engine.
Existem ainda outros motores amplamente utilizados pelas empresas, um dos maiores exemplos é a Havok, que é utilizada por ser bastante completo e menos complexo que a maioria, o mega-clássico Half Life foi desenvolvido em Havok, bem como (o sempre necessário em todas as lan houses brasileiras) Counter Strike.
O motor Havok não é só utilizado para gerar bons gráficos, mas também para trabalhar a física dos games e animações... Por isso é amplamente utilizado... Abaixo um demo dele...
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tbkMl2aiGrU]
Perceba a deformação física do tecido conforme a moça dança...
Ainda existe um outro tipo de motor de game, o motor de física humana aprimorada... Existe o Ragdoll e o Euphoria, mesmo sistema utilizado no quarto episódio da série Grand Theft Auto junto da Havok... Veja a comparação da Euphoria com a Ragdoll...
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Qi5adyccoKI]
Loucura né... Até parece o Mario batendo com a cabeça naqueles tijolos voadores...
Se você sempre quis entrar no mercado gamer, saiba que é mais fácil do que você imagina (como freelance, é claro)... A maioria desses motores gráficos estão disponíveis para criação e posterior distribuição, gratuita de games, você apenas precisa licenciá-lo se quiser lançar um game comercialmente... Para os que se interessam pelo tema, disponibilizarei as duas ferramentas mais populares...
PS. Os programas são em inglês.
UNREAL ENGINE 3 - http://www.udk.com/download
Fora essa questão gráfica tão complicada, ainda existe a roteirização e dublagem, tão importantes na atualidade, mas isso amigos, é assunto para outro post...

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