sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Mal...

Aviso de antemão que o post não é recomendado aos sensíveis, não que contenha imagens, apenas pela força do tema.

Conversando brevemente com um amigo ontem a tarde me veio a mente pela primeira vez, a dúvida. O que faz de alguém um serial killer?O que forma um serial killer? Qual é "A Origem do Mal" (usando sapientemente o nome do filme)? É necessário um modus operandi? Uma padronização das vitimas? Uma área propriamente dita para execução dos crimes?

Não é uma regra propriamente dita, mas o "modo de operar" (MO) e a padronização das vitimas são relativamente comuns em serial killers (tá, cansei de escrever, serial killers, a partir de agora vai ser SKs) convencionais, os assim conhecidos como Organizados (descorrerei mais algumas considerações sobre os dois arquétipos).

Os Arquétipos

Organizados - Por incrível que pareça, em maioria, os SKs são pessoas bem articuladas e com inteligência acima da média, bem apanhados e com vida sexual ativa. Normalmente mantém um relacionamento estável, tendo às vezes até mesmo filhos. Normalmente são respeitadores no transito. Costumam mudar de morada e local de trabalho após os crimes.
Ex.: Andrei Chikatilo - Nascido na Ucrânia em 16 de Outubro de 1936, se tornou o primeiro SK conhecido da União Soviética do século XX. Quando criança era juntamente com seus irmãos, atormentado pela história do sequestro e assassinato de seu irmão mais velho, que teria sido canibalizado durante a grande fome que assolou a Ucrânia na década de trinta.
SK já de maior idade (seu primeiro crime ocorreu quando já tinha 42 anos), colocou a culpa na infância sofrida com o regime soviético. Tinha grau universitário, esposa e dois filhos. Reconhecia a si mesmo como "Besta louca" e "Erro da natureza", ou seja, tinha plena consciência das atrocidades que cometera. É um dos SKs reconhecidos internacionalmente pelo nível de crueldade, devido aos padrões de canibalismo. Suas vitimas eram mulheres jovens e crianças de ambos os sexos. Confessou 55 homicídios.
Desorganizados - Inteligência abaixo da média, alienados socialmente. Costumam ser alcoolatras ou mesmo viciados em drogas. Na maioria dos casos vieram de lares destruídos ou sofreram algum tipo de abuso sexual na infância, são impulsivos (e descuidados) e costumam utilizar algo da cena do crime para concretizar o assassinato.
Ex.: Edward Theodore Gein - O homem que inspirou os filmes Psicose e O Massacre da Serra Elétrica, teve uma infância difícil. Sua mãe, Augusta, era uma fanática religiosa e moralista que impedia Eddie e Henry (irmão) de trabalharem fora da fazenda da família ou qualquer contato com mulheres.
Em 1957, Eddie fez sua segunda vítima, mas como todo SK relaxado, burro feito uma porta, deixou seu caminhão estacionado a noite toda em frente a cena do crime. Resultado: Prenderam o idiota.
Quando entraram na casa da família de Eddie, os policiais encontraram algo inimaginavel... Crânio usado como tigela de sopa, braceletes e um abajur de pele humana, um cinto feito de mamilos, um coração humano no forno e um corpo humano pendurado no teto por ganchos de carne, decapitado e partido ao meio. Eddie confessou ter assassinado duas pessoas apenas, mas se atribui ainda a morte do seu irmão.
Vi fotografias de ambos os SKs e de algumas de suas vítimas, preferi não inserir imagens aqui por que não sou o Datena (embora haja certa semelhança física), e detesto sensacionalismo...
Em ambos os arquétipos, pesquisas indicam que crueldade com animais, xixi na cama e atração fora do normal por fogo costumam ser indicadores para possíveis SKs no futuro. Pesquisas nos EUA apontaram que a maioria dos SKs sofre de DPA (Disturbio de Personalidade Anti-social), a pesquisa apontou ainda que 2.5% da população norte americana sofra deste problema... Talvez não fosse errado apontar que 2.0% da população mundial tenha DPA e dessas, devido a lares mal estruturados e outras variáveis ambientais, 1.0% venha a desenvolver o distúrbio ao ponto da  Psicopatologia... Temos mais de 180 milhões de brasileiros... Faça a conta...
Então, é melhor tomar cuidado com o rapaz que você conhece na balada, e você... Tenha cuidado com aquela sua vizinha de corpo escultural...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade