terça-feira, 12 de abril de 2011

E o professor? Como fica?

Ontem a tarde, enquanto ia para o trabalho, passei em frente a uma Escola e ouvi a seguinte conversa.
- E tu, ainda é professora?
- Naaaaah... Eu já vou me aposentar... So véia...
- Mas não vai sentir falta? De dar aula?
- Eu não.
Segurei o riso até passar pelas duas senhoras... Gostei da honestidade da professora, embora gostaria de ter ouvido quais são as razões dela não sentir falta dessa profissão tão bela e importante que é lecionar... De qualquer forma, desde então tenho pensado em como deve ser difícil ser professor hoje no Brasil...

Achou a charge engraçada? Leve seu mouse até a boca e o engula...
Ganha pouco...
A profissão que forma o futuro da nação não deveria ser bem paga? Acredito que o salário de um professor talvez devesse ser mais alto até que o do médico, que conserta... Como formador de opinião, o professor deveria ser mais valorizado, inclusive financeiramente.
Leva horrores de desaforo pra casa...
Mal educados, ignorantes e abandonados... Assim se encontram a maioria dos jovens de hoje (veja bem, a maioria, não todos)... Quantas notícias já ouvimos de professores sendo agredidos por alunos, ou até mesmo pelos pais destes (o que esperar de um pai, cujo filho ataca o professor)... Jovens que antigamente tinham de escrever redações com 40 linhas no mínimo, trabalhos de 5 páginas... Hoje mal sabem soletrar... E o melhor de tudo, se o professor ainda guarda ânimo para conversar com os pais da mula... Estes não dão a mínima para ignorância do filho...
Se encontra subvalorizado...
Ex-presidente semi-analfabeto... Integrante da comissão de educação e cultura da câmara dos deputados semi-analfabeto... Como o professor vai competir com isso?
No início da minha vida acadêmica pensava em ser professor de história, sempre adorei o tema e achava meus professores da área muito fracos, tornavam a coisa toda EXTREMAMENTE monótona... Não que fosse culpa deles, em maioria eram professores de outras disciplinas apenas tapando os buracos de um estado falido... Apenas gostaria de fazer algo meu pai teve que fazer por mim, despertar o interesse do grande público na história, e não apenas a história do Brasil, a história mundial... O tema que mais me atraiu? As guerras... Sempre achei interessante que a maioria dos professores conseguia tornar até uma guerra monótona... Isso é realmente incrível...
Resumindo, não adianta você reciclar o lixo, e deixar um mundo perfeito, se deixar um filho escroto pro mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade